iPhone 6 Plus: Touch falhando, mexendo sozinho e mostrando faixa branca no topo da tela.

iPhone 6 Plus: Touch falhando, mexendo sozinho e mostrando faixa branca no topo da tela.

Aviso: Este post é apenas para informações do iPhone 6 Plus (Principalmente) e também iPhone 6!

Touch do iPhone 6 Plus falhando e mexendo sozinho, o que será que está acontecendo?

Infelizmente o iPhone 6 Plus tem um problema caracteristico que faz com que o aparelho em alguns momentos apresente os seguintes defeitos (nem sempre todos e nem sempre nesta sequência):

  • Touchscreen falha e não responde ao toque.
  • Touchscreen meche sozinho na tela, apertando aplicativos e teclas sem que você encoste na tela.
  • A barra de notificação superior desce sozinha, mostrando então uma caracteristica faixa branca horizontal no topo da tela.

touch falhando iphone 6 plus

 

 

 

 

 

 

O Touch do meu iPhone 6 Plus fica falhando, isso é comum?

Infelizmente isso é muito comum. Já chegaram vários iPhones aqui em nossa assistência com este problema e procurando em sites de reclamações, como o ReclameAqui, encontramos vários relatos de pessoas com defeitos no touch neste exato modelo de iPhone, o 6 Plus:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=602&size=10&page=1&status=ALL&q=6%20plus%20touch

 

iphone 6 plus touch falhando reclameaqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
A reclamação é sempre parecida: O touch falha ou trava e uma faixa branca desce do topo da tela do iPhone 6 Plus.

Tá, existe um defeito no touch do iPhone 6 Plus, qual é o problema? Não é só trocar a tela que resolve?

Infelizmente não! Existe sim casos de iPhones com defeitos no touchscreen onde a troca da tela resolve o problema. Mas o iPhone 6 Plus tem este defeito crônico que é situado na placa lógica do aparelho!

A explicação mais comum, mas que não podemos afirmar com certeza ser totalmente verdadeira, é de que a placa do iPhone 6 Plus por ser grande e acompanhar a curvatura que ocorre ao longo do tempo com a carcaça de metal empena e perde pontos da trilha e/ou solda na placa ocasionando o defeito no touchscreen.

Resumidamente o que queremos informar é:

Atualização (28/09/2016):

Touch disease? Doença do Touch?

Fizemos este post em Junho de 2016, e agora em Agosto vários sites começaram a pipocar com informações de várias outras pessoas que estão com este mesmo defeito nos iPhones 6 Plus e também no iPhone 6, inclusive deram um nome para ele: Touch Disease, que seria “Doença do Touch” em português.

Grande parte desse “Boom” no caso foi graças ao site IFixit que noticiou o problema, como pode ser visto aqui: http://ifixit.org/blog/8309/iphone-6-plus-gray-flicker-touch-death/

E também graças ao Louis Rossmann, que sempre alerta sobre novos defeitos e tem um Canal onde fala sobre sua assistência nos EUA e mostra vários reparos em placa:

Nós já tinhamos alertado sobre isso há meses atrás, mas parece que agora não tem mais como afirmar que isso é um caso isolado visto a quantidade de sites e usuários que estão noticiando a mesma coisa.

O que causa este defeito no iPhone?

Explicaremos de maneira bem simples e resumida:

Dois chips importantes e responsáveis pelo Touch do iPhone 6 Plus e iPhone 6 perdem o contato de suas ligações com a placa lógica, ocasionando o problema. E ai você me pergunta: Mas porque esses dois chips dão problemas só neste modelo e porque só eles e não outros?

Por dois motivos:

1 – Existe apenas uma proteção adesiva de plástico acima deles. O que faz com que qualquer torção, queda ou até mesmo sentar com o iPhone no bolso ocasione o desprendimento ou rompimento dos pontos de solda neles.

2 – Circuitos de celulares utilizam uma espécie de “cola” aplicada numa fina camada entre os componentes, pois como ele é projetado esperando-se que o usuário derrube, sacuda, coloque no bolso, na mochila etc. ele evita que os chips e componentes importantes acabem se desprendendo da placa. Mas curiosamente esses dois Chips responsáveis pela saúde do touch não contam com esta proteção especial.

Somando a falta de proteção externa com a ausência desta cola especial, os Chips se tornam verdadeiras bomba-relógios que podem apresentar o defeito a qualquer momento!

iphone 6 touch falhando desease

Ao invés de ter uma chapa de metal progedendo os chips do touch, temos apenas este adesivo. O que faz com o que o Chip seja uma verdadeira bomba-relógio podendo dar problema a qualquer momento. Uma simples queda ou até mesmo movimentos bruscos no aparelhos podem fazer o Chip apresentar o touch disease por conta de seu desprendimento interno.

O que fazer neste caso?

É uma pena que um aparelho tão caro, que deveria ter uma durabilidade razoável apresente um defeito crônico que impossibilite o seu reparo facilmente.

Neste caso, é com pesar que informamos que se o seu iPhone 6 Plus está com o defeito descrito acima, nós não poderemos te ajudar com este defeito no seu iPhone. Não há nada que possamos fazer para que ele volte a funcionar. Mesmo se fizermos um processo de resoldagem no Chip, nada impede que ele volte a acontecer.

O que podemos esperar é que a Apple reconheça o defeito como sendo um erro de projeto e amplie a garantia para que você possa trocar o seu aparelho!

Caso nós conseguirmos consertar este problema, atualizaremos o post com maiores informações!

iphone 6 plus placa defeito

Comentarios Facebook

  • Gerson Pinheiro

    Pessoal arruma o título. MECHENDO para MEXENDO.

    Valeu.

    • iPhonePaulista

      Muito obrigado pelo toque, Gerson. Caso precise de nossos serviços algum dia, informe que você ajudou a corrigir um erro no site que daremos 5% de desconto.

      Abraços.

    • Nilson

      Obrigado pelo toque Gerson. Caso precise de nossos serviços um dia, informe que ajudou a corrigir um erro no site e daremos 5% de desconto.
      Abraços.

  • Rafael Correia

    Pessoal, um iPhone de um colega tem o problema do touch, mas não tem a barra cinza que é um dos sintomas. Se trata do Touch Disease também?