iPhone “Buscando” sinal – Entenda o que acontece!

iPhone “Buscando” sinal – Entenda o que acontece!

Meu iPhone fica buscando sinal, mesmo sem Chip dentro. O que acontece com ele?

Infelizmente este é um problema que tem acontecido muito na série 5 do iPhone (iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S). O sintoma é: O seu iPhone fica mostrando a palabra “Buscando…” onde deveria mostrar o sinal e mesmo se você tirar o Chip da operadora, ele continua buscando.

Não atualize ou restaure o seu iPhone caso ele esteja assim! Se ele não pegar sinal, ele não conseguirá ativar. E ai você deixará de ter um iPhone sem sinal e terá um iPhone peso-de-papel que não pode ser ativado, pois ele ficará na tela de ativação esperando sinal da operadora. Em alguns casos, ele nem irá restaurar, pois irá apresentar o erros ao restaurar (por exemplo o erro -1) , por conta de um defeito físico.

iphone tela ativação

Caso você tente restaurar o seu iPhone, ele reiniciará na famosa tela de ativação, e como ele não reconhece o CHIP, ele ficará nessa tela.

O que aconteceu com o meu iPhone? Porque ele fica buscando e não pega sinal?

Se você não restaurou o seu iPhone e ainda tem acesso aos ajustes, a primeira coisa a ser conferida é o IMEI do seu aparelho. É importante não confundir este problema com o Bloqueio de IMEI, que é outra coisa, e é explicado aqui.

O seu iPhone tem um número atrás dele, do IMEI, e lógicamente a placa dele também é registrada com este IMEI, ele é a a indentificação do seu iPhone na rede de celulares. É através dele que as antenas sabem que o seu iPhone é um aparelho homologado e liberam o sinal para ele.

Entre no seu iPhone em Ajustes > Geral > Sobre. Desça um pouco a tela e entre as linhas Bluetooth e ICCID está o IMEI do seu iPhone… Ou deveria estar ai.

Esta é uma tela de um iPhone que está ok:

ajustes-iphone-imei

Em Ajustes > Geral > Sobre deve constar o IMEI do seu iPhone. Caso ele não esteja ai, é um péssimo sinal e ele ficará só “Buscando…”

Já esta aqui é a tela do seu iPhone, caso ele esteja com o problema que estamos discutindo nesse post:

iphone sem imei buscando sem sinal

Caso o iPhone esteja com o problema de ficar Buscando, provávelmente ele não tem número de IMEI nos ajustes.

Caso o seu iPhone esteja “Buscando…” é bem provável que ele não tenha o número de IMEI nos ajustes. É bizarro, mas é isso que acontece na maioria dos casos.

 Obs: Pode acontecer do iPhone apresentar o problema de ficar Buscando sinal e ainda sim ter o IMEI nos ajustes. As vezes o problema é intermitente e o IMEI pode ficar aparecendo e sumindo até a hora que vai sumir de vez. Portanto isso é apenas um sintoma para ajudar na identificação, não uma regra.

Meu iPhone não tem o número de IMEI nos ajustes. O que isso significa?

Significa que teoricamente ele não existe! Isso mesmo: Ele não existe para as antenas que reconheceriam ele e mandariam o sinal. Ele não tem IMEI. Quando o seu iPhone está sem IMEI ele é tão “celular” quanto um sabonete. Ou seja: Ele nunca pegará sinal: Você pode restaurar, trocar de Chip, trocar o leitor do Chip que ele continuará buscando… Ele não existe como um celular identificável.

iphone fantasma

Para as antenas das operadoras de telefonia, o seu iPhone não existe. E como ele não tem IMEI, ele é um celular fantasma.

Entenda: Ele tinha IMEI antes, ele sumiu por conta de um componente defeituoso. Ele não veio de fábrica com este problema, caso contrário nunca teria funcionado. Explicamos mais abaixo:

O que causa este problema no iPhone, que faz com ele perder o IMEI?

Existe um Chip na placa do seu iPhone responsável por esta comunicação do IMEI, e caso ele apresente algum problema o seu iPhone apresenta as caracteristicas acima. O que nós podemos fazer é tentar uma resoldagem (Nós não trocamos ele, apenas refazemos a solda original) no Chip responsável pelo IMEI do seu aparelho e torcer para que ele volte a funcionar. Geralmente conseguimos em 50% dos casos, e mesmo assim alguns deles continuam reapresentando o mesmo problema após alguns dias ou semanas.

resoldagem placa iphone

Podemos tentar fazer uma resoldagem no chip responsável pelo IMEI do iPhone. É um processo delicado, que envolve riscos e nem sempre funciona.

É triste admitir isso, mas é um defeito que as vezes não vale a pena o conserto, principalmente se ficar voltando.

Caso você já tenha restaurado/atualizado o iPhone e não tenha acesso aos Ajustes do aparelho para conferir:

O que podemos fazer é tentar a resoldagem deduzindo que seja este o problema, para que pelo menos você consiga ativar o aparelho. E caso ele esteja dando o Erro -1 ao restaurar o iPhone, nós faremos a resoldagem e tentaremos restaurar novamente, e é muito mais complicado pois trabalharemos as cegas, sem ver se o sinal voltou, pois o aparelho está bloqueado.

Mais um dos problemas de placa.

Infelizmente, este por ser um dos diversos defeitos de placa, são muito dificeis de serem consertados, podem voltar após um tempo e as vezes nem tem conserto. Portanto cabe ao cliente avaliar se vale a pena tentar ele conosco ou tentar fazer a troca do aparelho com a assistência oficial.

Outras causas:

A única maneira de ter certeza do defeito é trazendo para orçamento, mas antes você pode conferir outras coisas:

  • Teste com outros Chips.
  • Confira se o horário e data estão corretos, caso não esteja: corrija ele em “Ajustes > Geral > Data e Hora.”
  • Reinicie o aparelho segurando o botão Power e Home por 30 segundos.

Caso nada disso funcione, infelizmente a última alternativa é trazer para análise ou procurar a assistência oficial.

Comentarios Facebook

  • Victor De Lima Pereira

    Estou com esse problema em um iPhone 5c.Ele ficou um bom tempo ‘buscando…’ até o dia que sem querer enfiei a gaveta do chip do lado oposto e agarrou , quando puchei e coloquei do lado certo , ele voltou a aparecer o sinal da operado.Mas…Ora pega , ou não. Quando não pega sinal e ficando buscando , o eimei some .Se ele ficar quieto , tem sinal , se eu pegar nele , o sinal vai embora. O aparelho não reconhece quando a bandeja está fora dele.Coloquei para consertar e o cara disse que vai trocar o conector do chip. Tenho medo de ser esse problema citado ai no tópico e eu acabar gastando dinheiro em vão .

  • Samuel Melo

    Meu iPhone estava com esse problema. Somente buscando (mesmo sem chip) e não aparecia o IMEI em Configurações > Geral > Sobre. Depois de ter tentado em duas assistências técnicas resolvi dar uma pesquisada em inglês e vi algumas recomendações: mudar o ajuste da Data e Hora de manual pra automático algumas vezes, deixar no modo avião por uns 10 segundos e tirar e por fim reiniciar o aparelho (desligar e ligar). Sinceramente, não achei que fosse dar certo, mas deu! Aparentemente nem sempre é um problema de hardware.

    • Hugo

      isso deu muito certo cmg, acabei de fazer, ja tava triste aqui.

  • Elaine Cristina

    boa noite, o meu tem o numero de IMEI, porém só fica buscando.

  • Carlos Souza

    boa noite! o meu iphone tambem ta com esse msm problema,
    ele não estava aparecendo o numero de IMEI,e agora voltou a aparecer
    mas continua buscando rede… oq eu faço?