Meu iPhone não pega sinal da operadora, mostra só o nome e funciona só o 3G. O que pode ser?

Meu iPhone não pega sinal da operadora, mostra só o nome e funciona só o 3G. O que pode ser?

Seu iPhone está igual o da imagem acima? Ele não pega sinal? Mostra apenas o nome da operadora com as barras de sinal vazias? O 3G funciona? Atenção: O seu iPhone pode estar com o IMEI bloqueado. Essa situação é mais comum do que muitos imaginam, e vamos explicar neste post o que significa o bloqueio de IMEI e as possíveis causas.

iphone_imei_bloqueado

 

O que é o bloqueio de IMEI?

Todo celular conta com um número único de IMEI, no caso do iPhone você pode verificar ele na gaveta do chip ou em Ajustes > Geral > Sobre. Cada IMEI é único, intransferível e imutável. É como se fosse uma “placa de carro” para celulares.
Caso você perca o seu iPhone ou seja roubado, você pode fazer um B.O. e solicitar o bloqueio do aparelho junto a operadora de origem do seu celular. O que vai fazer com que ele nunca mais pegue sinal.

Entenda: O bloqueio de IMEI não é feito no aparelho, é feito pelas operadoras. Basicamente as antenas das operadoras vão rejeitar o seu celular, pois o IMEI dele consta no número de bloqueio. Não há nada que se possa fazer no aparelho para tentar reverter esta situação. Apenas as operadoras tem acesso a isso, e não existe forma legal de desbloquear o aparelho.

Quais as causas do bloqueio do IMEI do meu iPhone?

Vamos listar as possíveis causas do seu iPhone estar com o IMEI bloqueado:

  1. iPhone foi perdido por outra pessoa.
  2. iPhone produto de roubo ou furto.
  3. iPhone bloqueado pela seguradora.
  4. iPhone atrelado a algum plano de contrato com operadora, que não foi cumprido.
  5. Erro interno da operadora, bloqueio acidental. (muito raro de acontecer, mas se você tiver a nota fiscal do iPhone pode entrar em contato com a operadora e verificar).

 

imei sinal operadora

A operadora de Telefonia identifica todos os aparelhos conectados a ela pelo IMEI

Golpe da venda de iPhone, com posterior bloqueio de IMEI.

Infelizmente diariamente dezenas de pessoas são iludidas por iPhones com preços inferiores ao de mercado, e que na verdade escondem uma armadilha por trás. Lembre-se disso na hora de comprar o seu iPhone: O fato dele estar funcionando agora, não significa que ele não vai ser bloqueado daqui alguns dias! Portando muito cuidado ao comprar iPhone usado de terceiros, você pode estar comprando um iPhone produto de roubo/furto ou caindo em algum tipo de golpe.

Golpe do seguro: A pessoa compra um iPhone e realiza o seguro dele com alguma seguradora que trabalhe com smartphones.  Ela anuncia o celular para venda em sites de compras ou até mesmo te vende pessoalmente, e logo após a transação ter sido feita, ela aguarda um período de tempo e entra em contato com a seguradora dizendo que foi roubada. A seguradora irá reinstituir ela ou dar um aparelho novo, e aquele antigo (que ela vendeu para alguém) será bloqueado.

Golpe do contrato da operadora: A pessoa tem um contrato com a operadora de 12 meses, que ela fez junto com a compra do iPhone para retirar ele com desconto, ou até mesmo de graça. Se ela parar de pagar o plano, o iPhone que estava atrelado a este contrato é bloqueado. Então ela vende antes o iPhone.

Nestes dois casos, a vitima só percebe que caiu no golpe após alguns dias, semanas ou até mesmo meses. Depende de quanto tempo a operadora/seguradora irá demorar para receber/processar o bloqueio.

iphone_bloqueado

O que posso fazer para me prevenir?

Só compre iPhones de operadoras ou lojas credenciadas. Se mesmo assim você deseja um iPhone usado, compre com alguém de confiança ou próximo a você e que você saiba a procedência.

Lembre-se: Muitas vezes o barato sai caro! Além de poder acidentalmente ser participante de um ato ilícito.

O meu iPhone está com o IMEI bloqueado, o que eu faço?

Entre em contato com quem te vendeu o iPhone e explique a situação. Se o vendedor tiver a nota fiscal do celular, ele pode verificar com a operadora o que pode ter acontecido. Se você comprou de desconhecidos e não tem contato com a pessoa que lhe vendeu, infelizmente o seu iPhone ficará sem sinal para sempre.

Só quem poderá afirmar com 100% de certeza se seu iPhone está com o IMEI bloqueado é a operadora de origem dele.

Se alguém se oferecer para desbloquear meu IMEI, devo desconfiar?

Sim, não existe forma legal de desbloquear o IMEI de um iPhone sem ser pelas operadoras de telecomunicação oficialmente. Se alguém lhe oferecer desbloqueio de IMEI de iPhone será de uma forma não reconhecida ou até mesmo Golpe! Não se deixem levar por falsos anúncios de pessoas que dizem desbloquear o IMEI do seu iPhone.

Lembrando que os comentários do Facebook abaixo são públicos e de responsabilidade dos usuários logados em seu perfil de rede social sem qualquer relação com nossa assistência. Portanto: Não confiem em qualquer pessoa que fizer um comentário afirmando que faz um tipo ou outro de serviço. Sempre que identificarmos pessoas fazendo SPAM nos comentários tentaremos moderar o mais rápido possível.

 

 

 

(11) 2613 – 0795
(11) 2985 – 9341
contato@iphonepaulista.com.br

Alameda Lorena, 800 – Sala 404
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01424-001

Atendemos de:
Seg. a Sexta das 9h as 19h
NÃO ATENDEMOS MAIS AOS SÁBADOS